quinta-feira, 5 de março de 2009

Ah, a Igreja...

ATENÇÃO! Este texto é de cunho religioso e pode ofender os fiéis mais fervorosos e medievais. Se este é seu caso, não prossiga.
Não diga que não avisei...


Acho que todo mundo já deve estar sabendo do caso da menina de 9 anos, de Pernambuco, que estava grávida de gêmeos porque havia sido estuprada por seu padrasto. Pois bem, como se apenas a frase acima não fosse suficiente para chocar, o negócio fica ainda pior: a garota era abusada desde os 6 anos e que o Arcebispo do local excomungou os pais da menina e os médicos envolvidos no aborto, que obviamente foi feito dentro da lei, pois era caso de estupro e risco de morte.

Eu já disse aqui e repito que a cada dia que passa a Igreja Católica perde mais fiéis, justamente por realizar atos tão descabíveis quanto a referida excomunhão. Que me desculpem aqueles de alma mais elevada e os que acreditam no poder divino ou na justiça dos homens, mas eu sou uma pessoa cética e, em casos de estupro, não há desculpa, não há perdão, não há julgamento na Terra ou no Céu. Sei que pode parecer barbárie (e talvez seja) mas, nesses casos, nada me parece mais justo do que o famoso “Olho por olho, dente por dente”. Prisão perpétua, cadeira elétrica, câmara de gás, injeção letal, Dia do Julgamento... nada disso é o suficiente, simplesmente porque em grande parte das vezes o lixo que faz esse tipo de coisa não se arrepende e, ainda por cima, só faz isso porque ataca vítimas muito menores e mais fracas que ele. Assim é fácil, não é mesmo? Por que não se garante e vai bancar o machão dentro da cadeia? A primeira coisa que fazem é dar uma de coitadinhos e pedir cela especial. E as vítimas? Tiveram chance de escolher alguma coisa?

Enfim...pior do que esse tipo de lixo, só aquele que se julga acima do bem e do mal só porque usa batina. Veja bem, quem excomunga as pessoas não é Deus; são os padres, bispos, arcebispos, papas e sei lá mais quem. Só uma perguntinha: quem deu esse poder a eles?



Sem contar a hipocrisia e o comércio em que transformam a fé.
Mas sobre isso eu falo outro dia.

*A minha parte favorita é quando o infeliz diz: “A Igreja, então, é muito benévola, quer dizer, sobretudo, com os menores”. Ah! Benevolência sem fim...

Para ler ouvindo: Titãs – Igreja

13 comentários:

SirVictor disse...

olá, Japagirl. Esse texto foi realmente forte e pode indignar os mais fervorosos talvez. Eu sou, a rigor, da Igreja Católica, já que eu cresci numa família católica e vou à Igreja às vezes. Eu acho importante o lado da fé e acredito que Jesus veio e nos salvou. Creio que esse é um ponto em que discordamos.

Porém, concordo com você plenamente que certas atitudes de alguns membros da Igreja, como no caso dessa menina, são totalmente lamentáveis. E o povo ainda concorda com isso porque acredita que, se a Igreja disse que é assim, é porque Deus quer que seja assim. O que não é verdade porque a Igreja é composta de homens, homens esses que erram e pecam, e não de deuses.

Enfim, mudando de assunto. Eu agradeço muito por você ter visitado meu blog e ter deixado seu comment. A propósito, eu já postei sobre o filme o leitor e gostaria de sua opinião, ok?

Beijos e tudo de bom!! Adoro o seu blog!!

Sarah disse...

Também fiquei furiosa com esse acontecimento Japa. O que aconteceu com essa menina foi um absurdo e parece que o arcebispo esqueceu que a "mãe" estuprada também era uma criança. Ele disse que o aborto é pior que o estupro...
Também cresci numa família católica como SirVictor acima, e ainda estudei em colégio de freira, mas estou cada vez mais decepcionada com a Igreja. Cada vez mais me convenço de que, pra quem acredita e confia, a fé está no coração, e não na instituição.

arthur melo disse...

Concordo com você, Japa Girl. Esse tipo de questão já é absurdo em si, pois estamos falando de uma criança estuprada que engravidou. Não se pode nem falar no "psicológico" dessa criança que aborta, pois a questão toda já é, em si, algo difícil de ser absorvido.

Imagine a posição difícil em que os médicos se encontravam. Havia o risco para a criança. Vamos supor que algum dos médicos fosse católico e que tenha dedicado boa parte da sua vida à Igreja. O que recebe em troca? Apoio? Não. É excomungado, por uma decisão irrefletida e dogmática.

Mudando de assunto... Muito legal seu blog! Você é tradutora, não? O que você traduz? Como é? Estou pensando em me encaminhar para esse meio depois de algumas escolhas erradas...

Abraços!

Karin Juliana - Mes chiens, ma vie! disse...

Só digo uma palavra: hipocrisia. Querem acobertar os padres pedófilos... bando!

Ah! Obrigada pelos comentários! Amei!

Beijos!

Cecy disse...

Escutei a entrevista que o bispo deu pra rádio Band News e fiquei muito triste. Para a Igreja o crime de estupro contra uma menor não é cabivel de excomunhão. Já o aborto sim, porque é um crime contra a vida. Mas e a vida dessa menina, não está pra sempre marcada?

Tânia (Marienkäfer Laden) disse...

Uma instituição que sai queimando meio mundo não é da minha confiança.
Dentro dela deve existir militantes realmente do bem, da caridade, de Deus. Mas o que mais se vê é coisas como essas.
Por qual motivo se deve levar adiante uma gravidez de altíssimo risco?
Realmente, pra esse tipo de criminoso, não imagino nenhum castigo à altura do que eles merecem...

Repositório disse...

Há algum tempo sou agnóstica! justamente por concordar com o que falaste e descrer totalmente dos dogmas e princípios arcaicos da igreja católica (em que fui criada, batizada e crismada)... ótimo texto!

Ice disse...

este padre me enoja, ponto!

Art by Lu disse...

Estudei do primário ao colegial em colégio católico, e por esse motivo religião se tornou algo fantasioso na minha vida, como as historinhas da Branca de Neve ou Alice no País das Maravilhas. Mentira, hipocrisia e muita coisa errada foi o que eu vi durante todos esses anos...
Acreditar em deus, força superior, força cósmica, força universal, mãe-terra,rá, alá, etc, etc, não siginifica ter que acreditar em histórias bobas e falhas, escritas por homens para dominar e governar, num tempo onde tudo era conseguido na base do medo... Penso que a humanidade estaria num grau de evolução bem maior se não fossem as "cácas" das religiões.

arthur melo disse...

Olá, Japa Girl, obrigado pelo comentário! Estou interessado mesmo em cursar Letras-Inglês com habilitação em tradução. Foi esse o caminho que você tomou?

Poderia me falar um pouco como é? Por exemplo, eu vou ver técnicas de tradução e também as literaturas inglesa e norte-americana no bacharelado? Eu posso seguir com mestrado ou doutorado em literatura, como uma alternativa a mais? Me dá uma visão geral de como você chegou a trabalhar nessa área =D

Abraços!

Tamara Allgäuer de Melo. disse...

SÃO PARASITAS DA CULPA ALHEIA!!!!!!!!!!!!!!
QUE NOJO...
TÔ FORA A MUITO TEMPO!
ABRAÇO E... SEU BLOG É MARAVILHOSO!!
TAMARA - CAFÉ COM GATO.

arthur melo disse...

Japa Girl, valeu mesmo pela resposta! Serei eternamente grato =D

Eu tomei essa decisão depois dos vestibulares que fiz recentemente. Na verdade, já havia pensado em Letras antes, mas a federal daqui (UFPB) oferece apenas licenciaturas, e para se formar é preciso passar por sete matérias de estágio dando aulas em escolas públicas, e há apenas uma matéria específica sobre as técnicas de tradução, além de infinitas sobre didática e pedagogia. Resumindo, não era pra mim. Depois é que soube que vão abrir o curso de bacharelado este ano, aí eu vou fazer.

Eu tenho interesse tanto na parte de tradução quanto na de literatura, e agora enxergo realmente, graças a sua resposta, a possibilidade de seguir carreira acadêmica na área de literatura, também. Quero ir ao Japão estudar literatura e cultura, se tudo se concretizar como eu penso. Mas isso é para daqui a uns 5 anos =)

Para praticar, eu brinco de tradutor num scanlator, site que lança para download mangás traduzidos de versões americanas, principalmente. Já dá pra ter uma boa noção das dificuldades comuns e da satisfação de encontrar as palavras certas para sentenças particularmente difíceis!

Só mais uma perguntinha... É possível para um graduando conseguir trabalhos de tradução no âmbito da universidade mesmo, com pessoas de outros cursos e departamentos? É fácil? Quanto cobrar? =D

Obrigado, Japa Girl, e boa tradução pra você! o/

Abraços

arthur melo disse...

Weezer \o/