quarta-feira, 6 de julho de 2011

Leia o Livro, Veja o Filme: Cem Escovadas Antes de Ir Para a Cama / Cem Escovadas Antes de Dormir

O LIVRO: Cem Escovadas Antes de Ir Para a Cama (Melissa Panarello) [Itália]



O livro é uma mistura de fatos e ficção sobre relatos de experiências sexuais vivenciadas pela autora, Melissa Panarello, entre seus 15 e 16 anos.

Tudo começa quando Melissa vai a uma festa onde também está Daniele, rapaz por quem Melissa é apaixonada. Surpresa por ele prestar atenção nela, a garota fantasia um romance de conto de fadas, mas é trazida rapidamente à realidade pelo modo como Daniele a trata: um simples objeto sexual.

Destratada desde essa sua primeira experiência, ela passa a buscar continuamente relacionamentos em que descaso, abuso e humilhação dão o tom, permitindo assim que ela fuja do tédio e da mesmice dos seus dias. Sem pudor algum, ela participa dos mais diversos jogos sexuais e perversões e os narra em seu diário.

As cem escovadas do título fazem referência a um ritual de purificação infantil: Todos os dias, ao voltar para casa após mais uma sessão de humilhação, ela senta-se diante do espelho e escova os cabelos, seguindo uma história que conhece desde muito pequena e que diz que essa é a forma de uma princesa atrair seu príncipe encantado.

Opinião (contém spoiler):
Imagino que, como toda adolescente, ela seja curiosa e tenha uma visão romântica demais das coisas. Ao se deparar com o mundo real, ela fica perdida e decide “dar o troco” (de um jeito totalmente sem lógica) e entregar aos homens (e, eventualmente, mulheres também) apenas seu corpo, enquanto, no fundo, espera por seu amor verdadeiro. Na prática, acho que ela não conseguiu alcançar o que pretendia e acabou apenas se machucando. O surgimento do príncipe encantado no final soa falso, mais difícil de acreditar do que certas aventuras narradas ao longo do livro.

******************

O FILME: Cem Escovadas Antes de Dormir (Luca Guadagnino) [Itália]



O longa baseado no livro pega beeeeem mais leve nas estrepolias de Melissa, afinal, se fosse exibir o que é descrito detalhadamente no livro, teria uma classificação indicativa para maiores de 18 anos e perderia boa parte do público adolescente atraído pela trama. Além de cortar algumas cenas mais picantes e de atenuar outras, o filme romantiza ainda mais a história, o que acaba, no fim das contas, dando ao “príncipe encantado” mais veracidade.

Há ainda a adição de um personagem que não existia no livro: a avó. No filme, é ela quem tem mais afinidade com a neta, quem a penteia e quem percebe que há algo errado com a garota. O pai de Melissa não aparece no filme, pois vivia viajando a trabalho. No entanto, sua presença nem faz diferença, já que, estando em casa ou não, os pais são sempre estão sempre distantes e ignoram o que se passa com a filha.

Opinião:
Em geral, gosto muito mais dos livros do que das adaptações cinematográficas, mas, neste caso, acho que a transição de “mulher-objeto com senso autodestrutivo que topa qualquer coisa” para “princesa de conto de fadas que encontra seu príncipe e vive feliz para sempre” é menos brusca, portanto, mais crível. Acaba sendo um filme de superação que resulta em romance da Sessão da Tarde.

Um comentário:

Dy Rocha disse...

Tive a mesma sensação ao ler o livro, o final foi meio forçado. difícil de acreditar.