sexta-feira, 29 de junho de 2012

Leia o Livro, Veja o Filme: A Elegância do Ouriço / O Porco-Espinho


O Livro: A Elegância do Ouriço (Muriel Barbery)
O número 7 da Rue de Grenelle, em Paris, é o endereço de muitas famílias ricas. É lá também que moram as duas narradoras do livro: Renée Michel e Paloma Josse. A primeira é uma mulher de 54 anos, baixinha, gorda, feia e viúva, que trabalha como zeladora em tal edifício há 27 anos. Desconfiada, de pouca conversa e muito trabalho, é vista pelos moradores como a funcionária ideal. Para completar seu estereótipo de zeladora perfeita, ela recolhe-se aos seus aposentos todas as noites, liga a TV em algum programa de grande audiência e baixa qualidade e prepara algum prato que tenha o cheiro adequado à sua condição social. A segunda é uma garota de 12 anos de idade que tem uma inteligência excepcional, estuda japonês como segunda língua e gosta de assistir à TV com o som desligado. Seu pai é um importante político, sua mãe adora oferecer jantares e soltar frases com referências literárias e sua irmã é uma pseudo-hippie com falsos ideais de rebeldia. Essas duas personagens que aparentemente têm em comum apenas o endereço vão se unir com a chegada de Kakuro Ozu, o misterioso novo morador.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Filme: Deus da Carnificina (Carnage)

"Deus da Carnificina" é baseado na peça de mesmo nome (Le Dieu du Carnage), de Yasmina Reza, aqui transformada em roteiro pela própria autora em parceria com o diretor Roman Polanski. Toda a ação se dá dentro de um apartamento, mais precisamente na sala de visitas, com algumas cenas na cozinha, no banheiro e no corredor. Como o cenário é limitado, a força se concentra nos diálogos afiados protagonizados pelo casal Nancy (Kate Winslet) e Alan Cowan (Christoph Waltz) e pelo casal formado por Penelope (Jodie Foster) e Michael Longstreet (John C. Reilly). Esses quatro indivíduos distintos se reúnem no apartamento dos Longstreet para discutir como adultos e resolver civilizadamente uma agressão envolvendo os filhos dos respectivos casais: Zachary, filho de Nancy e Alan, que acertou com um pedaço de pau Ethan, filho de Penelope e Michael, que perdera dois dentes nesse episódio.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Filme: Sombras da Noite (Dark Shadows)


A história começa no ano de 1752, em Liverpool, Inglaterra. A família Collins deixa o país rumo aos Estados Unidos, Maine, onde se estabelecem, contribuem para a formação do porto e consequente desenvolvimento da cidade, que não por acaso é batizada de Collinsport. Tudo vai bem na vida dos Collins, até Barnanas (Johnny Depp), o filho riquinho metido a conquistador, partir o coração de Angelique (Eva Green), uma das empregadas da família, que servia para sua diversão mas jamais para ser sua esposa. O que Barnabas não sabia é que Angelique era uma bruxa e que, por causa de seu orgulho ferido, mata os pais de Barnabas, joga um feitiço em sua amada (que a leva ao suicídio) e transforma o ex-amante em vampiro, mantendo-o preso por dois séculos enterrado em um caixão.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

E o tema é . . . Documentários


Tenho uma amiga que é louca por documentários. Eu partilho dessa maluquice, e volta e meia a gente se enfia em festivais ou sessões especiais para assistir algum filme desconhecido sobre algum tema obscuro. OK, nem sempre os filmes são tão desconhecidos e às vezes os temas não são tão obscuros assim, mas o fato é que nada é insignificante o bastante para que a gente desista. Pode ser sobre música, política, moda, religião, criação de um objeto qualquer, não importa. Somos loucas pelas histórias por trás das pessoas e dos fatos. E é por isso que hoje faço um post com os 5 documentários mais recentes que vi.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Desafio Literário 2012: Fim da Eternidade (Isaac Asimov)


O livro conta a história da Eternidade, uma organização localizada fora do Tempo. Seus integrantes são conhecidos como Eternos, mas, ao contrário do que o nome faz supor, os Eternos não são imortais. Tecnicamente, eles realizam o comércio entre os séculos. O que eles fazem de fato vai muito além disso: são responsáveis pelo futuro dos Tempistas (as pessoas comuns) e viajam livremente pelo passado e pelo futuro, alterando eventos para que a humanidade se desenvolva da melhor forma possível. Ou pelo menos é nisso que eles acreditam.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Filme: Prometheus


Finalmente consegui assistir a Prometheus! Sendo superfã da franquia Alien, desde que tomei conhecimento da produção do novo filme, fiquei ansiosa. Difícil foi achar uma sala que exibisse o filme em 2D legendado. Acreditam que das 73 salas exibindo o filme, apenas 2 cópias são 2D legendadas? Enfim... vou dizer logo de cara o que é necessário para curtir o filme: 1) Prometheus é o prólogo de Alien – O oitavo passageiro e mostra sua origem, mas se passa em outro planeta; 2) A expedição de Prometheus tem como objetivo desvendar a origem da humanidade, mas, como todo filme que aborda questões filosóficas, deve gerar debate, não entregar respostas; 3) Está prevista uma continuação, então talvez algumas questões que ficaram em aberto nesse filme sejam esclarecidas no próximo. Com isso em mente, se jogue na poltrona e aproveite a viagem!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Desafio Literário 2012: Matadouro 5 (Kurt Vonnegut)


A história é narrada por Yon Yonson, ex-combatente americano que escreve o livro “A Cruzada das Crianças” sobre o bombardeio da cidade alemã de Dresden, no qual morreram 135 mil pessoas (o dobro de mortes causadas pela bomba de Hiroshima). Como esse fato não teve a divulgação devida nos Estados Unidos, Yonson, com a ajuda de seu ex-companheiro de exército Bernard O’ Hare, relembra os horrores daquele tempo e, juntos, visitam o Matadouro 5, local onde foram feitos prisioneiros de guerra. O livro de Yonson tem como protagonista Billy Pilgrim, sujeito capaz de viajar no tempo aleatoriamente, revivendo, assim, diversos períodos de sua vida.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Filme: À Espera de Turistas (Am Ende Kommen Touristen)


Na Alemanha, os jovens podem optar entre o serviço militar ou serviço cívico. Ao escolher essa última opção, o jovem alemão Sven (Alexander Fehling) é designado para o Museu do Holocausto, construído dentro do antigo campo de concentração em Auschwitz, na Polônia. Ao chegar, Sven é acomodado no mesmo quarto que o Sr. Krzeminski (Ryszard Ronczewski), um sobrevivente dos campos de concentração. Entre serviços de manutenção e assistência aos turistas, Sven se sente frustrado, principalmente porque sua principal obrigação consiste em cuidar do Sr. Krzeminski, levando-o à fisioterapia, indo com ele ao supermercado, acompanhando-o nas visitas aos amigos. O que parecia um jeito fácil de escapar ao serviço militar se mostra, por fim, muito mais complicado do que imaginara Sven. 

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Série: Mad Love


Mad Love é uma comédia com toques de conto de fadas moderno. Passada em Nova York, a trama gira em torno do casal Kate (Sarah Chalk, de Scrubs) e Ben (Jason Biggs, o eterno Jim de American Pie) e seus respectivos melhores amigos Connie (Judy Greer, vista mais recentemente em Two and a Half Men) e Larry (Tyler Labine, de Reaper). Kate é a garota vinda do interior, atrapalhada e com um histórico de desilusões amorosas. Porém, tudo muda quando o destino faz seu caminho cruzar com o de Ben no topo do Empire State Building. Prestes a terminar um relacionamento desgastado com a namorada Erin, Ben não resiste à espontaneidade de Kate e é amor à primeira vista. Já Connie e Larry se detestam desde o primeiro momento e passam o tempo todo fazendo piadinhas e provocando um ao outro.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Curtas: 3 animações para alegrar o feriado

Oi, pessoas!

Preparados para o feriado?

Para mim, nem vai fazer muita diferença, já que trabalharei todos os dias.

Mas para alegrar o pessoal que vai ficar em casa, separei 3 filminhos bem bacanas:

O primeiro é o "Luminaris", argentino escolhido pelo Júri Profissional do Anima Mundi 2011 como Melhor Curta de Animação.



O segundo é o "The lost thing", o australiano que levou o Oscar 2010 na categoria de Melhor Curta de Animação.



O terceiro e último é o "Docinhos", a linda e inusitada história de amor entre um beijinho e um brigadeiro!
Infelizmente esse vídeo não deu para inserir aqui, mas é só clicar no link e assistir direto no Porta Curtas. O site é garantia de horas de diversão.

E os fãs de animação não podem deixar de visitar o site do Anima Mundi. Aliás, este ano o festival acontece de 13 a 22 de julho no Rio de Janeiro e de 25 a 29 de julho em São Paulo. Anotem na agenda!

Então bom fim de semana prolongado a todos!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Leia o Livro, Veja o Filme: O Selvagem da Motocicleta


O Livro: O Selvagem da Motocicleta (Rumble Fish), Susan E. Hinton

A história começa com um encontro entre Rusty-James e seu ex-melhor amigo Steve Mays. Sem se ver há 5-6 anos, a conversa entre os dois é estranha, cheia de reticências. Rusty se sente incomodado com a forma como a relação entre eles acabou e intimidado ao saber que Steve, que sempre fora um garoto inteligente e nerd, faz planos para ser professor. Rusty não foi um bom aluno e tinha problemas de compreensão e dificuldade para se expressar. Agora, com o fim do que restava das brigas de gangues, ele vaga pela cidade, sem nenhuma perspectiva de futuro. Tudo o que ele possui são lembranças de uma época gloriosa que ele mal viveu e que encontrava sua máxima representação na figura de seu irmão mais velho e ídolo: o Motoqueiro.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Série: The Killing - 1a Temporada


A dica de hoje é para fãs de séries policiais, especialmente aqueles saudosos de Twin Peaks. A trama, inclusive, é bem parecida: Rosie Larsen, garota de 17 anos, é encontrada morta e, durante a investigação, os suspeitos mudam o tempo todo e um perigoso jogo de mentiras vem à tona.

"The Killing" é a versão americana baseada na série original dinamarquesa “Forbrydelsen”. Sai Copenhague e entra Seattle como palco da história. Em um cenário cinzento, chuvoso, de becos escuros e áreas pobres e abandonadas, o clima depressivo e opressor é mantido em todos os episódios. A série, que tem um total de 13 episódios, acompanha o dia a dia das investigações, e cada episódio representa 1 dia da vida dos personagens.