segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Resenha: Louras Zumbis


Esta é a história de Hannah Sanders, uma adolescente que muda de casa frequentemente devido aos cobradores que estão sempre atrás de seu pai, um ex-policial afastado do trabalho que vive de empregos temporários. Em sua mudança mais recente, Hannah chega a Maplecrest, uma cidadezinha que parece abandonada e que, de um jeito estranho, idolatra o “Esquadrão da Morte”, formado pelo time de futebol americano local e suas hipnotizantes cheerleaders.

Hannah é uma garota de 16 anos típica, que divide seus dias entre os estudos e a busca pelo garoto dos sonhos. Na escola, tenta se encaixar em algum grupo e fazer amigos, mas tudo é mais difícil para ela, pois quando está se adaptando já é hora de mudar de cidade novamente. Essa falta de residência fixa e a ausência do pai em casa durante certos períodos de trabalho geralmente geram discussões entre eles e, mesmo diante das promessas dele de finalmente se estabelecerem em algum lugar e da boa vontade dela de não criticar duramente o pai, a situação se repete continuamente.

Em seu primeiro dia no Maplecrest High, Hannah rapidamente identifica os grupos: os nerds, os excluídos, os atléticos e os populares. Ao se sentar no refeitório pensando em uma estratégia para se enturmar, ela é surpreendida por Lukas, um cara magrelo, alto, de cabelos desgrenhados e roupas surradas. Para complementar seu estigma de “esquisitão”, ele está sempre lendo gibis de terror e diz a Hannah para ficar longe das líderes de torcida - as lindas, magras e magnéticas louras zumbis.

Claro que Hannah não acredita na história de Lukas e a súbita atenção que recebe das garotas populares é o suficiente para fazer com que ela decida provar ao amigo que ele está delirando. Só que quanto mais ela se aproxima da Galera Perfeita, mais repete os comportamentos que julgava execráveis. Mas já que a permanência de Hannah na cidade tem tudo para ser curta, por que não aproveitar a breve popularidade?

Como Hannah descobre em certo ponto, o preço pago pela adoração pode ser alto demais. Quando as peças do misterioso quebra-cabeça da cidade-fantasma começam a se juntar e a teoria de Lukas se prova não tão infundada assim, Hannah decide contra-atacar. Mas será que ainda há tempo?

“Louras Zumbis" é uma história adolescente que fala das dificuldades de crescer, da necessidade de pertencimento, do culto exagerado à aparência, de amizade. A escrita é simples e fluida e, apesar do clima de terror que se instala da metade para o final, a narrativa tem seus momentos divertidos.

Recomendo para aqueles que procuram uma opção de leitura descomplicada, bem em clima de férias.


“Observo Meredith de rabo de olho, deixando que o vento jogue meu cabelo no rosto para que ela não o veja. Mas percebo sua expressão, a faísca de eletricidade nos olhos, o sorriso voraz que exibe os dentes. E talvez seja apenas a mistura de sol ao cair da tarde com o brilho do neon da lanchonete, mas algo perigoso surge no rosto dela, e vai embora tão depressa quanto apareceu”.
***************


Esta postagem faz parte do Desafio Realmente Desafiante 2013 - Item 14. Ler um livro de zumbis. Para ver a lista de obras selecionadas e outros posts do DRD2013, clique AQUI

2 comentários:

K disse...

De tanto vcs falarem em zumbis, vampiros e afins, vao me convencer a ler! Principalmente quando diz que é uma leiutra leve e descomplicada! :)
beijo, linda!

Jacqueline Braga disse...

Oie Mi
sempre tive curiosidade em ler esse livro, somente por causa dos zumbis do título rs
acho que irei curtir
bjos