sábado, 5 de abril de 2014

Música: Dead Man's Bones - Dead Man's Bones


Cansaço, trabalho atrasado, roupa suja acumulada graças ao chilique da lavadora... o que a pessoa faz? Fica obcecada por “Dead Man’s Bones”. A banda (na verdade, dupla) existe desde meados dos anos 2000 e lançou o álbum que leva seu nome em 2009, mas só descobri agora. Já ouviram? Se vocês são tão desinformados quanto eu, vamos nessa que nunca é tarde para conhecer coisas novas (e boas). Precisam de um estímulo? Lá vai: Ryan Gosling! 

Não é segredo pra ninguém que o Ryan é meu ator-fetiche/muso. Além de lindo, o cara manda bem na interpretação, entregando desempenhos respeitáveis em comédias, romances, dramas e filmes de ação. Agora, descubro que o canadense também esbanja talento como músico. No “Dead Man’s Bones", Ryan Gosling e Zach Shields cantam sobre um assunto que atrai a ambos: histórias de amor com toque sobrenatural.

Os fantasmas e monstros que recheiam as letras das canções da banda são levados para o palco em apresentações performáticas que contam sempre com a participação de corais de crianças e jovens (para manter o estilo original das músicas registradas no disco gravado com o Coral Infantil do Conservatório de Silverlake, Califórnia).

Se a audição do álbum soa um pouco estranha e melancólica, os shows parecem ser o oposto: músicos descontraídos, interativos e totalmente entregues aos sentimentos e público delirante que canta, dança e mergulha fundo na fantasia proposta pela dupla. Infelizmente, só pude conferir as execuções pela internet, mas o clima é tão contagiante que me sinto parte da plateia.

Vale lembrar que Ryan e Zach fizeram questão de gravar todos os instrumentos do disco, mesmo aqueles que nunca haviam tocado. Além disso, para obter um resultando mais espontâneo e cru, não usaram recursos tecnológicos que corrigem imperfeições de execução e gravaram cada música no máximo três vezes.

Resumindo: “Dead Man’s Bones” é o espírito das criações sombrias-porém-fofas de Tim Burton em carne, osso e música. Lindo!!

Mais posts sobre Ryan Gosling no blog.

Ouça o álbum AQUI.

Assista à versão ao vivo de ‘Name in Stone’:
 


2 comentários:

Lígia disse...

Não conhecia essa banda e gostei bastante! Obrigada pela ótima dica. ;)

Michelle disse...

Que bom que gostou, Lígia! :)