quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Resenha: A Contadora de Filmes


Maria Margarita era a mais nova de cinco irmãos e vivia na companhia deles e do pai inválido em um barraco muito simples em um povoado do Atacama, no Chile, construído próximo às minas de sal. Eram os anos 50 e, diante da falta de dinheiro e de opções de lazer, o pai de Margarita decidiu fazer uma competição entre seus filhos, na qual cada um ia ao cinema uma vez e, na volta, deveria contar a história para os demais. É assim que a pequena Margarita, com seu talento para imitar trejeitos, criar cenários e inventar detalhes, acaba se tornando a contadora de filmes.

A princípio, a garota narrava histórias apenas para a família, mas conhecidos tomaram conhecimento dessas sessões, comentários começaram a circular e, de repente, a sala do barraco passou a ser pequena para tantos espectadores. E quanto mais gente aparecia, mais a menina imaginativa se sentia à vontade e caprichava na narração. Algumas pessoas preferiam a contação de história de Margarita ao cinema. Como dizia um de seus irmãos, “embora o filme fosse preto e branco e projetado em meia tela, essa menininha, compadre, parece contar em technicolor e cinemascope”.

No entanto, nem tudo são flores na vida de Margarita. Se, na infância, ela conseguiu superar a pobreza e o abandono pela mãe, conforme os anos passam a magia que envolvia seus dias se dissipa e, no lugar, surgem nuvens cinzentas, que trazem a dureza do amadurecimento e o avanço tecnológico que invade a pequena vila na forma de televisões.

A primeira coisa que chamou minha atenção para “A Contadora de Filmes” foi a temática, claro. Quando comecei a ler, logo nas primeiras páginas já fui fisgada pelo texto fluido e divertido de Hernán Rivera Letelier, que coloca nas palavras da narradora a pureza e a sagacidade de uma menina observadora. Vale destacar a beleza da capa e das páginas pretas com pequenas janelas de texto brancas, que lembram frames de películas. O livro é lindo pela história e pelo acabamento.

“Naquele tempo descobri que todo mundo gosta que alguém conte histórias. Todos querem sair da realidade um momento e viver esses mundos de ficção dos filmes, das radionovelas, dos romances. Gostam até que alguém lhes conte mentiras, se essas mentiras forem bem contadas”.


História que mescla momentos engraçados, nostálgicos e tristes. Recomendo.

Nenhum comentário: