sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Resenha: Manual de Pintura e Caligrafia


O narrador de “Manual de Pintura e Caligrafia” é H., pintor de retratos que, embora leve uma vida modesta, tem trabalho garantido por sua clientela rica. Um dia, ao retratar S., um importante empresário, o protagonista começa a enxergá-lo de um jeito diferente e fica obcecado em captar sua imagem real. Entre tentativas de realizar seu intento e a dedicação a uma nova forma de arte (a escrita), H. percebe que quanto mais se esforça para representar fielmente o outro, mais revela de si mesmo.

Neste segundo trabalho, Saramago já começa a demonstrar seu estilo inconfundível de escrita, ainda respeitando a pontuação, mas criando frases longas, cheias de períodos compostos e divagações. Classificado como romance, mas também como autobiografia, “Manual de Pintura e Caligrafia” é um livro único, que combina ficção, História, ensaio e filosofia.

H. é nosso guia nesse emaranhado de ideias e, conforme o personagem se aprofunda cada vez mais em seus estudos da pintura e da literatura, pegamos carona em seus questionamentos. A certa altura, H. descobre que, mais do pintar um objeto ou pessoa, o pintor retrata a si mesmo. Surgem indagações sobre a aparência real vs. a forma como enxergamos; como nos vemos vs. como os outros nos veem.

Posso dividir minha leitura em dois momentos distintos: um interessante e agradável, resultante da busca de autoconhecimento de H. e de sua descoberta do amor; outro enfadonho, nos trechos em que H. faz suas experimentações e elabora os capítulos de sua autobiografia, misturando fatos, História e exercício de escrita.

Esta resenha deveria ser mais bem elaborada, mas li o livro no começo do mês e só pude escrever agora. Desculpem, mas sabem como é... as impressões vão se apagando. Escrevo apenas para deixar registrada aqui mais esta leitura. E que venha a próxima!

“Não sou já, não sou ainda, não sei que serei”.

Não foi um livro que me arrebatou, mas teve bons momentos e gerou reflexão. Recomendo para fãs do autor.


Esta leitura faz parte do Projeto Ler Saramago, criado pela Cláudia, do blog A Mulher que Ama Livros, que consiste em ler todos os romances do autor português em ordem cronológica. Nossa próxima leitura será: “Levantado do Chão”. Separem o livro!
Para ver todos os posts do Saramago deste blog, clique AQUI.
Veja a resenha da Cláudia AQUI

Nenhum comentário: