sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Resenha: Manual de Pintura e Caligrafia


O narrador de “Manual de Pintura e Caligrafia” é H., pintor de retratos que, embora leve uma vida modesta, tem trabalho garantido por sua clientela rica. Um dia, ao retratar S., um importante empresário, o protagonista começa a enxergá-lo de um jeito diferente e fica obcecado em captar sua imagem real. Entre tentativas de realizar seu intento e a dedicação a uma nova forma de arte (a escrita), H. percebe que quanto mais se esforça para representar fielmente o outro, mais revela de si mesmo.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Resenha: O Chamado de Cthulhu e Outros Contos


Lovecraft é referência suprema na literatura de horror e sua influência pode ser percebida também em outros campos da arte: filmes, pinturas, música. Mesmo gostando muito desse gênero literário, não sei por que nunca tinha lido nada do autor. Esta edição da Hedra traz a famosa história de "O Chamado de Cthulhu" e mais seis contos de várias fases de produção do Lovecraft.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Resenha: Romeu e Julieta


Acho que pouquíssimas pessoas na Terra nunca ouviram falar de “Romeu e Julieta”, o trágico romance dos jovens vindos de duas famílias veronenses que se odeiam. Mesmo já conhecendo todo o enredo, decidi finalmente ler essa que pode não ser uma das grandes obras de Shakespeare, mas que continua atraindo leitores em todo o mundo.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Resenha: Extraordinário + O Capítulo do Julian


August PullmanAuggie para os íntimos – é um garoto que sofre de uma doença genética extremamente rara que deforma seu rosto. Aos 10 anos de idade, ele já passou por mais cirurgias do que qualquer pessoa enfrenta ao longo de toda a vida. Por causa de todas essas intervenções, ele nunca pôde frequentar a escola. Mas finalmente chegou a hora de Auggie deixar o ninho. Sua missão, no entanto, não será nada fácil: convencer as outras crianças de que por baixo de seu rosto assustador existe um garoto inteligente e divertido - um menino normal como qualquer outro.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Resenha: O Menino que Perdeu a Magia


O protagonista do livro é o Senhor Conrad, mas o conhecemos antes mesmo de virar adulto e passar a ser tratado por tal pronome. Quando encontramos o personagem pela primeira vez, ele ainda era um garoto de 9 anos que atendia por Daniel e vivia solitário na casa grande e bem mobiliada de seus pais. Ele era feliz, ou pelo menos achava que era, até que as condições financeiras da família mudam drasticamente e eles vão morar em um prédio velho e feio, no centro da cidade. O que o menino não esperava, no entanto, era encontrar seres mágicos em um lugar tão decadente...

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Resenha: Fablehaven - Onde as Criaturas Mágicas se Escondem [Livro 1]


Durante uma viagem dos pais, Kendra e seu irmão, Seth, vão passar férias na casa dos avós paternos, com os quais haviam tido pouco contato. Certas de que passariam dias entediantes, as crianças se surpreendem com a grande propriedade, que contava com uma casa antiga - porém bem conservada, uma piscina tentadora, um enorme jardim colorido e um quarto especialmente preparado para eles, no sótão, cheio de brinquedos e enigmas criados pelo avô. A única recomendação do velhinho havia sido: “não entrem na floresta”, mas, obviamente, falar isso para uma criança é o mesmo que dizer o contrário, não é mesmo? Portanto, é desobedecendo à ordem do avô que Kendra e Seth passam a conhecer os segredos de Fablehaven, a floresta mágica que serve de santuário para diversas criaturas místicas.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Resenha: Verdadeiros Animais


Girafas que se rebelam e exigem melhores condições de vida no zoológico. Um cachorro que é a única testemunha de um assassinato. Um urso empalhado que ganha vida no museu. Um coelho de estimação que se transforma em uma espécie de criatura do Dr. Frankenstein. Nos 11 contos que compõem o livro, os animais estão sempre presente, mas o foco, na verdade, são as pessoas e seus comportamentos estranhos e muitas vezes bizarros. Como logo fica evidente, os verdadeiros animais são aqueles que se julgam a espécie superior e mais avançada.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Leia o Livro, Veja o Filme: Trash

LIVRO: Trash

Raphael, Gardo e Rato são três adolescentes que moram e trabalham no lixão de Behala, revirando montanhas de resíduos atrás de material que possam vender. Um dia, Raphael encontra uma carteira contendo dinheiro, documentos, uma chave estranha e um código misterioso. Pressentindo a importância do achado, ele mente para a polícia quando os guardas aparecem no terreno oferecendo recompensa pelo item perdido, e embarca com os amigos em uma aventura insana e perigosa que pode mudar a vida dos três para melhor ou colocá-los a sete palmos abaixo do chão.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Resenha: Jane Eyre


Jane Eyre é uma órfã criada a contragosto pela Sra. Reed, a tia que assume sozinha a responsabilidade pela sobrinha após a morte de seu marido. No entanto, a impulsividade e a personalidade pouco dócil da garota fazem com que sua tutora a envie a um colégio para garotas. Na instituição, Jane, que achava ter se livrado dos castigos da tia e dos ataques dos primos, continua passando maus bocados. No entanto, a escola a ensina disciplina e autocontrole e, depois de formada, ela trabalha uns anos como professora no próprio local, mas sua natureza curiosa não a deixa ficar parada: ela quer mais da vida. Então, coloca um anúncio no jornal e é contratada como preceptora de uma garotinha francesa. Em sua nova morada, conhecerá o Sr. Rochester, patrão com quem vive uma relação conturbada e por quem acaba se apaixonando.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Chegou em Casa - Outubro/2014

Olá!

Outubro estava quase acabando e eu não tinha comprado nenhum livro, mas então veio a promoção de 50% de desconto da Cosac Naify e o resultado foi esse aí: livros que estavam na minha lista de desejos havia um tempinho ("Mary Poppins", "Sete Narrativas Góticas" e "Bartleby e Companhia") e outros dois que estavam na promoção ("Os Verbos Auxiliares do Coração" e "Trash" - que até já li).

segunda-feira, 3 de novembro de 2014