terça-feira, 27 de setembro de 2016

Veja Mais Mulheres: Filme #26 - Incompreendida


Aria é uma garota de 9 anos que parece ser invisível na casa em que mora com os pais que estão prestes a se separar e com as duas irmãs mais velhas. Embora seja sempre elogiada na escola pelos professores devido às suas ótimas redações, entre os colegas é considerada esquisita. Sua única amiga é Angelica, com quem ela compartilha dicas fashion e divide segredos. No entanto, a certa altura, até sua BFF lhe vira as costas. Ignorada pelos pais e abandonada pela amiga, tudo que resta a Aria é seu gato Dac e um fardo pesado demais para suportar.


A protagonista (Giulia Salerno) é uma menina que precisa lidar com questões típicas da pré-adolescência, como uma quedinha não-correspondida pelo novo aluno com pinta de rebelde, as constantes comparações de seu corpo com o das colegas mais desenvolvidas, momentos em que ser tratada como adulta e outros em que só deseja um colo para deitar a cabeça. E é justamente do carinho e da proteção que esperam dos pais que ela mais sente falta.


O pai, interpretado por Gabriel Garko, é um ator famoso, supersticioso e egocêntrico que mima até não poder mais a mais velha das irmãs (filha de seu casamento anterior). A mãe, vivida por Charlotte Gainsbourg, é uma pianista carente que só tem olhos para a filha do meio (de seu casamento anterior), que vive viajando devido à sua carreira e que vira e mexe leva para casa um namorado novo (e estranho). Lançada constantemente no meio de discussões violentas dos pais e de briguinhas bobas das irmãs, Aria não tem a mínima chance de ser ouvida ou vista.


O interessante no filme é notar como, apesar de ser a personagem mais jovem, Aria é a única que se comporta de forma racional e adulta na maioria dos casos. É claro que há momentos em que ela age de acordo com sua idade, como quando se diverte passando trotes no vizinho (o filme se passa nos anos 80, quando ainda não havia identificador de chamadas e brincadeiras como essa eram comuns) ou quando aproveita a permissividade dos pais para fazer o que tem vontade e corta o cabelo do jeito que quer, detona a decoração da casa ou resolve dar um baile na mansão do pai quando ele viaja.


Os pais, por outro lado, são perfeitos adolescentes birrentos e egoístas que jogam as filhas umas contra as outras, se ofendem na frente delas, partem para a agressão física, viajam sem se preocupar com o que acontecerá com as meninas, chegando mesmo a expulsar a pequena Aria de casa. Em meio ao caos reinante na família destroçada, o único porto seguro é a empregada, que fica ali, à sombra, mas que faz o possível para manter as coisas funcionando.


O filme me agradou muito pela temática, pelo visual colorido e extravagante, pelo ótimo trabalho da garota que dá vida a Aria, pelas referências aos anos 80 e pela trilha sonora. No entanto, as atuações excessivamente expansivas dos pais das garotas me irritaram demais – uma mistura de dramalhão mexicano com frases gritadas acima dos decibéis permitidos ao melhor estilo novela da Globo que se passa em núcleo italiano, sabe?

Enfim... apesar dos pesares, recomendo o filme, que consegue gerar certa identificação e abordar com graça a pesada negligência dos pais.

Nota: 3/5

*******************
Sobre a diretora:

Asia Argento nasceu em Roma, Itália, em 1975 e é atriz, cantora, modelo, roteirista e cineasta. Filha da atriz Daria Nicolodi e do famoso diretor Dario Argento e neta do compositor Alfredo Casella, acostumou-se desde cedo a conviver com artistas. Começou a atuar aos 9 anos e em 1994 dirigiu seus primeiros curtas, assumindo a direção de um documentário sobre seu pai em 1996 e de outro sobre o diretor Abel Ferrara em 1998, o qual lhe rendeu um prêmio do Festival de Roma. O primeiro longa que escreveu e dirigiu foi ‘Scarlet Diva’, no ano 2000. Seu segundo trabalho, ‘Coração maldito’, foi lançado em 2004, e ‘Incompreendida’ estreou em 2014. Entre um longa e outro, Asia atuou em filmes alheios, escreveu um romance, trabalhou como modelo, participou de videoclipes, dublou personagem de videogame e gravou discos. Versátil a moça, não? 

Este post faz parte do projeto Veja Mais Mulheres, criado pela Cláudia Oliveira. Para ver o post de apresentação que inclui minha lista de filmes e os links para as respectivas postagens, clique AQUI.  


Nenhum comentário: