segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Veja Mais Mulheres: Filme #28 - Blood Tea and Red String


Camundongos aristocratas levam o retrato de uma garota às criaturas que moram no carvalho e encomendam uma boneca. As criaturas, uma espécie de corvo com orelhas, atendem a encomenda com perfeição, mas acabam se apaixonando por sua criação e se recusam a entregá-la. Os camundongos vão até o carvalho uma noite e roubam a boneca. Os corvos com orelhas então partem em uma jornada para recuperar o objeto da disputa.


Descobri esse filme por acaso, enquanto tentava escolher uma animação que tivesse um clima sombrio para resenhar nesta semana que combina o Dia das Crianças com o terror do #MesDoArrepio. Embora minha intenção fosse escrever sobre um filme infantil, fiquei tão encantada com “Blood Tea and Red String” que burlei minha própria regra para falar sobre ele – uma espécie de conto de fadas para adultos.


O visual do filme é lindo demais. Filmado em película de 16 mm, cada quadro captura em detalhes os cenários e os personagens com suas cores vivas e texturas. A história prende a atenção do início ao fim, ainda que deixe muitas lacunas para serem preenchidas pelo espectador. Está mais para uma experiência sensorial, uma obra de arte mesmo. Os símbolos podem ser interpretados de várias formas.


Num nível mais superficial, o que dá para notar é que os camundongos são mais do tipo hedonista, que passam o dia jogando cartas, tocando, dançando e bebendo chá de sangue – eles sugam o sangue das demais criaturas e não fazem nada. Já os corvos são seres trabalhadores que cuidam do jardim e se preocupam com as demais criaturas. Eles são aqueles que dão vida às coisas, que cultivam o belo e a simplicidade. O fio vermelho é uma espécie de linha da vida, que costura, amarra, une um ser vivo ao outro.


Observando os outros trabalhos da artista, dá para notar que corvos e bonecas são uma presença constante em suas obras. Segundo ela mesma, os corvos são seu alter ego e são retratados sempre como protetores. Já a boneca representa a máscara que uma pessoa usa em sociedade. Faz sentido. Li também uma análise que dizia que a boneca, no filme, é a representação do feminino. Também acho válido.


Independente da interpretação, “Blood Tea and Red String” é um filme que merece ser visto. A animação em stop-motion é fruto de 13 anos de trabalho de Christiane Cegavske, que também é responsável por criar os personagens, cenários, filmar e animar os bonecos. Só a parte de sonorização contou com a ajuda de outros colaboradores. Segundo a artista, esse é o primeiro filme de uma trilogia, cuja sequência, “Seed in the Sand” está sendo filmada, desta vez com câmera digital. A previsão de lançamento é 2022. Dá para acompanhar o andamento do filme no blog.

O universo criado por Cegavske é uma mistura de Alice no País das Maravilhas, Emily the Strange e Tim Burton. Quem curte esse estilo surrealista gótico vai se identificar 100%.

Veja o trailer do filme AQUI.
Nota: 4/5

*****************
Sobre a diretora:

Christiane Cegavske é uma artista de Oregon, Estados Unidos. Formada pelo San Francisco Art Institute, ela retrata seu universo delicado e sombrio em pinturas e animações. É responsável pela animação do filme "Coração Maldito" (2004), de Asia Argento. É dela também o videoclipe da música “Coyote” (2010), de Mark Growden. “Blood Tea and Red String” (2006) é seu primeiro longa, baseado no curta “Blood and Sunflowers” (2000). Acesse o site oficial de Cegavske para assistir os curtas e conhecer seu trabalho como pintora, figurinista, cenógrafa, etc. E ainda tem uma entrevista bem bacana em que ela fala um pouco de como é seu processo de criação. 

Este post faz parte do projeto Veja Mais Mulheres, criado pela Cláudia Oliveira. Para ver o post de apresentação que inclui minha lista de filmes e os links para as respectivas postagens, clique AQUI.  

Nenhum comentário: