quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

[Do fundo do baú] Série: Copper


“Copper” tem como protagonista o detetive Kevin Corcoran (Tom Weston-Jones), também conhecido como Corky, um ex-boxeador irlandês durão. Ele conta com a ajuda do seu companheiro de equipe, Francis Maguire (Kevin Ryan), do amigo médico afrodescendente Matthew Freeman (Ato Essandoh) e do amigo rico Robert Morehouse (Kyle Schmid) para manter a ordem e fazer justiça na caótica Nova York de 1864.


O primeiro episódio da série nos joga na conturbada área de Five Points, distrito disputado por imigrantes de várias partes do mundo (especialmente irlandeses), negros que lutavam por seus direitos (a história se passa na época da Guerra Civil Americana) e pela rica aristocracia nova-iorquina, que tinha grandes interesses financeiros na região e fazia de tudo para expulsar os pobretões.


É nesse caldeirão fervilhante que os Coppers (forma antiga de “cops” = policiais) capturam bandidos, fazem a cobrança de propina, enfrentam gangues rivais de irlandeses, recolhem corpos (que às vezes são levados para serem examinados não oficialmente pelo Dr. Freeman), se divertem com prostitutas e tentam fazer justiça para os mais necessitados. Corky ainda faz hora extra vagando entre os imigrantes recém-chegados em busca de pistas que o ajudem a solucionar o assassinato da filha e o desaparecimento da mulher.


E é justamente a tristeza pela filha morta que o faz se apiedar de Annie Reilly (Kiara Glasco), garota que mora na rua e se prostitui para sobreviver. Sua angústia aumenta ainda mais quando o corpo da irmã gêmea de Annie é encontrado violado. O incidente faz Corcoran enfrentar os interesses da poderosa Condessa (que promovia festinhas para endinheirados regadas a muita prostituição infantil) e as ameaças de influentes membros da sociedade nova-iorquina para descobrir o assassino e puni-lo, bem como para arranjar um novo lar para Annie.


Além da reconstituição de época primorosa, é muito interessante observar os comportamentos típicos do período: o casamento legal de crianças maiores de 10 anos, a prostituição, os conflitos entre os irlandeses e os negros (os primeiros temiam perder seus empregos para esses últimos, que ainda lutavam pela liberdade e obviamente constituíam mão de obra mais barata), a corrupção policial, os linchamentos/enforcamentos em praça pública.


Vale destacar ainda a forma como Dr. Matthew realizava o trabalho de médico forense daquele tempo, um CSI primitivo bastante curioso. A abertura também é um show à parte, contando com bonitos elementos gráficos e música irlandesa ao estilo tradicional.


“Copper” é a primeira produção da BBC America e estreou no dia 19 de agosto nos Estados Unidos. No Brasil, a Fox adquiriu os direitos de exibição, mas a série ainda não tem data prevista de estreia.
[Atualização: A série teve 2 temporadas].

Beijo e até a próxima!

Trailer legendado:

[Post editado. Veja AQUI o texto originalmente publicado em 03/10/2012 no Equalize da Leitura]

Nenhum comentário: