sábado, 3 de dezembro de 2016

O que rolou... Novembro/2016

Oi!


E agora entramos oficialmente na reta final de 2016. O que eu acho ótimo porque, olha... eita ano difícil! Mas enfim... vamos ao que interessa: o resumo dos livros, filmes e séries de novembro!

Livros

Finalizei 6 livros em novembro (tecnicamente, 5, mas já explico). A decepção do mês ficou por conta do livro novo do Ian McEwan, ‘Enclausurado’.


- Janela Indiscreta e Outras Histórias (Cornell Woolrich): Li para o ‘Hitchcock Reading Project’ e gostei muito. Tramas tensas e com boa ambientação.
- Todos os Nomes (José Saramago): Li para os projetos 'Ler Saramago' e ‘Ler os Nossos’, da Cláudia Oliveira, e foi mais uma ótima experiência com o autor português.
* O Retorno do Nativo (Thomas Hardy): Esse eu não li em novembro – na verdade, terminei de traduzir e revisar em agosto, se não me engano – mas o lançamento foi no mês passado, quando recebi meu exemplar lindão. A história é incrível e deve pintar resenha por aqui (só não sei quando).
- Extremamente Alto & Incrivelmente Perto (Jonathan Safran Foer): Esse eu li para o clube de leitura dos Espanadores (dia 9/12 na Livraria da Vila da Fradique, aqui em SP). Gostei tanto quanto do filme (parecido demais até).
- Quarto de Despejo (Carolina Maria de Jesus): Leitura para o #LeiaMulheres de SP. Um livrinho de poucas páginas, mas que me deixou esgotada.
- Enclausurado (Ian McEwan): Eu estava bem ansiosa para ler o trabalho mais recente do autor, já que parecia bem interessante: o narrador é um feto que nos fala sobre o plano elaborado por sua mãe e seu tio para assassinar seu pai. No fim, acabei achando que tudo se resumiu a uma ideia genial mal desenvolvida.

* Publicada a resenha de “A guerra dos mundos” (H.G. Wells)
* Publicada a resenha [Do fundo do baú]: E o tema é... Graphic MSP

P.S. – Este ano adotarei uma pontuação máxima de 5 estrelas, em vez de 4 como costumava fazer, tanto para livros quanto para filmes.

Filmes

Em outubro vi 13 filmes, todos muito bons. Favoritos do mês: ‘Ladrões de bicicleta’, ‘A canção do oceano’ e ‘Janela indiscreta’.


- A canção do oceano: Uma gracinha de animação!
- ...E o vento levou: Finalmente assisti! E de uma só vez. E depois ainda vi os vários extras. Agora só falta tomar coragem e escrever o post.
- Nosferatu: Revisto em uma sessão especial com direito a trilha sonora executada ao vivo. Uma experiência totalmente diferente de assistir o DVD.
- Doutor Estranho: Não sou muito fã de filmes de super-heróis, mas gostei bastante desse. Só fiquei levemente enjoada com os prédios se mexendo... hahaha
- Ladrões de bicicleta: Fazia tempo que eu queria assistir esse. Agora vi para o curso de cinema, e depois juntei os caquinhos do meu coração espalhados pelo tapete da sala.
- Olmo e gaivota: Gostei das questões levantadas, mas achei o filme um tanto arrastado. [#vejamaismulheres]
- Umberto D.: Meu coraçãozinho mal tinha sido remendado e lá fui eu despedaçá-lo novamente com mais um filme do neorrealismo italiano.
- E agora, onde vamos?: Esse filme maravilhoso mostra os estratagemas usados por mulheres de uma aldeia para evitar que seus maridos e filhos se matassem em uma guerra religiosa. [#vejamaismulheres]
- Janela indiscreta: Mais uma revisita ao clássico. Mais uma vez termino a exibição estupefata.
- Animais fantásticos e onde habitam: Achei bem divertido! E quero um pelúcio!
- O clã: Quando a realidade é mais perturbadora que a ficção.
- Falsas aparências: Outro filme que eu queria ver fazia tempo, mas adiava por causa da longa duração. Bobagem minha. Nem vi o tempo passar. [#vejamaismulheres]
- O novíssimo testamento: Mistura perfeita de drama e comédia nesse filme belga. 

* Publicação do post especial do #leiamaismulheres - Seleção 1 
* Publicação do post especial do #leiamaismulheres - Seleção 2 

Séries
Novembro foi bem produtivo no quesito séries: terminei a segunda temporada de “Mr. Robot” (lá pela metade achei que estava muita enrolação, mas depois teve uma reviravolta e as coisas voltaram aos eixos) e de “The Fall” (pensei que a série tivesse só duas temporadas, mas... voilà! tem mais uma ainda), continuei vendo “O Exorcista” (no quinto episódio teve uma revelação que mudou tudo - agora estou gostando muito) e comecei a temporada 2 de “House of Cards” (estou com certa preguiça dessa temporada). Finalizei também 3 seriados curtos: "Black Mirror" (temporada 3 - achei bem inferior às anteriores), "Gilmore Girls" (revival - finalmente um encerramento decente para a série) e "Vicious" (temporada 2 - mesmo nível da anterior). E devorei a primeira temporada de "Lucifer" (me diverti horrores e já quero ver a segunda).

* Publicado o post [Do fundo do baú] sobre a série 'A Young Doctor's Notebook'.
* Publicado o post [Do fundo do baú] sobre a série 'Tin Man'
* Publicado o post [Do fundo do baú] sobre a série 'Great Expectations'

E vocês, o que fizeram de bom no mês passado?
Beijo e até +!


3 comentários:

Lígia disse...

Parabéns pela tradução de "O retorno do nativo"! :)
Diferente de você, gostei bastante de "Enclausurado". Achei divertido.
Não estava botando muita fé no filme de "Animais fantásticos", mas todo mundo está falando relativamente bem e agora fiquei com vontade de ver. :P

Jeniffer Geraldine disse...

Aqui na minha lista tem Extremamente Alto & Incrivelmente Perto (livro e filme), Quarto de Despejo e Enclausurado - vc foi a primeira pessoa que vi q não gostou do livro rs
E um dia eu consigo ver 13 filmes no mês! ahahah
bom dezembro!
bjos
www.jeniffergeraldine.com

Michelle disse...

Lígia,
Obrigada! Eu esperava que o autor fosse fazer mais críticas, sabe? Ele faz algumas, mas depois envereda mais para a história policial e, nesse quesito, achei bem fraco.

Jeniffer,
O primeiro e o segundo livros que você citou eu recomendo fortemente. Esse último... vá por sua conta e risco! Hahaha