segunda-feira, 6 de março de 2017

Série: Sneaky Pete


Marius Josipovic (Giovanni Ribisi) acaba de receber liberdade condicional, mas estar livre significa contas a acertar com um sujeito poderoso em quem deu um golpe e que agora quer sua cabeça. Ele decide, então, assumir a identidade de Pete Murphy, seu colega de cela, que tem uma família que o aguarda há anos e cuja história Marius ouviu à exaustão durante o período que passou na prisão. Viver com outra identidade e longe das ameaças da gangue parecia o plano perfeito, mas logo Marius descobriu que nem tudo era tão simples como havia imaginado.

Pete: o verdadeiro e o impostor
O que chamou minha atenção para série foi o nome de Bryan Cranston (mais conhecido como Walter White de ‘Breaking Bad’), que atua como produtor executivo, dirige alguns episódios e ainda encarna Vince Lonigan, ex-policial e atualmente dono de um cassino clandestino – o chefão da gangue de quem Marius roubou 150 mil dólares e que jurou dar uma lição no espertinho. E já no primeiro episódio fui fisgada pela trama inteligente que trata de um dos meus temas preferidos em filmes e séries: golpes.

Pete e Vince trabalhando lado a lado
Quando Marius vai procurar a família do companheiro de cela atrás de um bom esconderijo, Vince pega Eddie (Michael Drayer), irmão de Marius, como garantia para reaver seu dinheiro perdido e manda um recado ao golpista fugitivo: ou ele devolve a grana que roubou em 1 semana, ou seu irmão terá dedo por dedo cortado. Desesperado, Marius não vê outra saída a não ser fingir ser Pete, o neto perdido de Audrey (Margo Martindale) e Otto Bernhardt (Peter Gerety), conquistar a família e roubá-los para pagar sua dívida e salvar o irmão.

Trabalhando em família
Os Bernhardt têm uma loja de fianças onde trabalham com a neta Julia (Marin Ireland), que, depois de se separar do marido, voltou à casa dos avós com um filho. Na casa moram também Taylor (Shane McRae), irmão de Julia que trabalha no departamento de polícia, e Carly (Libe Barer), a irmã adolescente de Julia e Taylor. Os três perderam os pais em um acidente e, embora Julia e Taylor sejam adultos, acabaram na casa de Audrey e Otto junto com a caçula. Pete é o primo que eles não veem há 20 anos, desde que sua mãe foi embora em circunstâncias não esclarecidas. Seu retorno à casa em que todos passavam férias de verão é muito celebrado e a família o acolhe com satisfação. A avó, inclusive, enche o recém-chegado de elogios, mesmo que não saiba por onde ele andou durante os anos de desaparecimento, e critica duramente Julia e Taylor, os quais são tratados como crianças (e convenhamos que muitas vezes eles agem mesmo como tal).

Diversificando os negócios
O fato é que o falso Pete, todo simpático, vai ajudar os avós na loja, onde acredita que eles guardem uma grana preta. O que ele não sabe é que o estabelecimento está à beira da falência e que, para salvar o negócio, cada membro da família decide agir de forma isolada. O resultado é que um acaba atrapalhando o plano dos outros e, no fim, Pete é quem tem que usar suas habilidades de golpista para dar um jeito nas coisas, enquanto corre contra o tempo para livrar a cara do irmão e, ainda, prepara mais um elaborado golpe contra Vince, de quem deseja se vingar pelos anos passados na prisão. Já imaginaram as situações insanas, né?

O favorito da vovó
Como um excelente representante das tramas de golpe, ‘Sneaky Pete’ tem ritmo acelerado e tramoias bem elaboradas. No entanto, nada disso teria importância se os personagens fossem ruins – o que, felizmente, não é o caso da série. Além dos planos mirabolantes para salvar a loja da família, cada personagem tem seus dramas pessoais e todos mostram suas várias camadas, que os tornam extremamente humanos e críveis. É isso que faz o programa funcionar tão bem. Durante todos os episódios, eu me empolguei com o jogo de gato e rato entre Pete e os capangas da gangue e com suas mentiras para a família, mas também sofri com os dilemas de Audrey e Otto e com a falta de credibilidade de Julia diante dos avós, e torci para que todos conseguissem atingir seus objetivos.

O final da primeira temporada tem um ótimo gancho para a próxima (que, aliás, já foi confirmada pela Amazon). Se estou ansiosa para reencontrar essa família maravilhosa? Siiiiiiiiim!

Nota: 5/5

Leia mais sobre a criação da série aqui.

Trailer (sem legenda):

Nenhum comentário: