quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Prato do Dia + Filmitcho

Olás!


Voltando à ativa (pelo menos no blog) após um feriado prolongado.
E nada como voltar à ativa ficando inativa, não?
Sem nenhum trabalho em vista, resolvi transformar o dia sossegado num dia produtivo, pelo menos na cozinha e no sofá.

Gosto muito de testar novas receitas, mas geralmente não tenho tempo para isso. Então, hoje aproveitei e me enfiei na cozinha/laboratório. O resultado foi este:

Arroz sete grãos + batata assada no creme de leite e 2 queijos + proteína de soja assada em muita cebola, azeite, tomate e azeitona.
Delícia!
Pena que não tinha nenhuma saladinha para completar...

Daí já aproveitei a vibe culinarística e me aventurei a fazer uma das minhas sobremesas favoritas: torta de limão.

E não é que ficou boa?

Para arrematar, nada melhor que assistir a um bom filme.
Este já estava na fila de espera há um tempão, mas só agora consegui ver: A Onda (Die welle).

O filme é baseado numa história real que aconteceu nos anos 60 em uma escola da Califórnia, que foi transformada no livro “The wave”, e acabou virando o filme alemão em questão. Conta a história de um professor de segundo grau que tenta motivar seus alunos a pensar o que está envolvido em uma autocracia, ou seja, regime em que um indivíduo ou um grupo assume o poder e controla as massas. Essa forma de controle deu origem aos ideais nazistas/fascistas e é também a base das ditaduras. Ao debater o assunto em classe, os alunos chegam à conclusão que no mundo atual seria impossível tal sistema se sustentar. A fim de fazer uma experiência, o professor propõe que eles criem um grupo autocrático na sala e vivenciem o regime por uma semana. A proposta cheia de boas intenções do professor logo assume proporções enormes e ele perde o controle da situação.

É legal ver os paradoxos. Teoricamente, essa forma de controle autoritária não faz sentido, já que todos são “livres” para fazer o que quiserem e têm acesso a todo tipo de informação. Todos querem se destacar pela exclusividade e pela individualidade. No entanto, para que possam expressar tais características, as pessoas buscam a segurança que só uma identidade de grupo pode oferecer. Tudo de bom que um senso de comunidade pode oferecer vem lado a lado com tudo de ruim que isso pode gerar como, por exemplo, a falta de responsabilidade, já que as ideias e ações nunca partem de uma pessoa, e sim da coletividade.

E é isso.
Nada como um bom filme acompanhado de uma boa sobremesa.
Até a próxima!

Um comentário:

Melissa Padilha disse...

Ai meu deus que fome !! Tá tudo lindo e eu simplesmente amo amo amo torta de limão, na verdade qualquer coisa de limão. Uma pergunta Mi, vc é vegetariana?

Esse filme A Onda, eu achei assustador e fantástico ao mesmo tempo, assutador pq mostra como um ser humano 'inteligente' ou esperto consegue manipular fácil um grupo de pessoas.
bjoss