quinta-feira, 10 de abril de 2014

Projeto Grandes Livros no Cinema - Apresentação e Lista de Títulos


No último dia 4 de abril foi comemorado o centenário do nascimento de Marguerite Duras. Aproveitando a data e que “O Amante” foi escolhido como tema da discussão do 'Fórum Entre Pontos e Vírgulas' no fim do mês, finalmente decidi tirar da estante meu livro, assim como o DVD, para participar da conversa, usar a resenha no Desafio Literário Skoob 2014 e dar início do ‘Projeto Grandes Livros no Cinema’, no qual pretendo ler e assistir todos os títulos da referida coleção, lançada pela Folha de SP no ano passado. Eu já tinha feito um post de divulgação na época do lançamento e agora resgato a lista, que será atualizada com os links das postagens conforme eu for lendo os livros/assistindo aos filmes.

1. Crime e Castigo
2. Ricardo III
3. 1984
5. Os Miseráveis
6. Os Assassinos
7. Anna Karenina
8. O Leque de Lady Windermere
10. O Tempo Redescoberto
11. O Castelo
12. O Vermelho e o Negro
15. Fausto
16. Mulheres Apaixonadas
17. Os Vivos e os Mortos
18. A Duquesa de Langeais
19. O Deserto dos Tártaros
20. Doutor Fausto
21. O Som e a Fúria
22. Germinal
23.O Som da Montanha
24. Édipo Rei
25. Tess

Amanhã sai o primeiro post do projeto :)


6 comentários:

Jacqueline Braga disse...

uau, projeto ousado.
Vergonha não ter lido nenhum, nem assistido a nenhum desses filmes.
Boa sorte.
bjos
www.mybooklit.com

Maura C. disse...

Oi, Mi.
A Lulu, certa vez, comentou que gostaria de ver os filmes a medida que fosse lendo, eu até pensei em fazer isso, mas a leitura de vários desses clássicos vou demorar para fazer.
Eu não consegui completar a minha coleção na época certinha dos lançamentos, mas venho comprando os que não tenho.
Fico triste porque acho que não acharei perdido em nenhuma banca alguns volumes como: Orlando, Édipo Rei e, principalmente, O Amante - que vou terminar de ler esse mês. Uhul!
Ah, eu já assisti alguns dos filmes dessa coleção: A hora da estrela (Ah, Macabéa...), 1984 (achei incrível!!!) O Som e a Fúria (Sabe quando você termina um filme e fica doida pra ler o livro? Vivi isso após ver esse) e Germinal (foda!) entraram para a minha lista de preferidos :)

Vou adorar conferir seus posts!

Beijos!

Michelle disse...

Jacque,
Estava me segurando para começar a ler os livros/ver os filmes desde o início do ano. Agora surgiu a oportunidade perfeita. :)

Maura,
Eu também vou demorar para ler tudo. Nem tinha começado ainda porque já estou envolvida em vários outros projetos, mas é uma coisa que quero fazer sem prazo. Vou encaixar as leituras/vídeos conforme der, sem pressão. Se quiser fazer também, será muito legal!
Quanto aos que você perdeu: se quiser emprestado, me fala. Se quiser comprar, tente entrar em contato direto com a Folha. De repente, eles ainda têm os exemplares ;)

alineaimee disse...

Belo projeto!
Vou acompanhar!
Tenho essa coleção e já vi alguns dos filmes!
O Crime e Castigo, O Ricardo III, Os Assassinos, O leque de lady Windermere são muito bons!!! Achei Orlando uma droga! O romance, no entanto, é excelente.

Beijo!

Michelle disse...

Legal, Aline!
Seja bem-vinda!

Angélica Roz disse...

Que projeto bacana!! :D