quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Projeto Vencedores do Oscar


E hoje finalmente decidi colocar em prática um projeto que tenho em mente faz tempo: assistir a todos os ganhadores do Oscar de Melhor Filme. Claro que a vontade é de assistir aos vencedores de todas as categorias, bem como a todos os indicados, mas não dá tempo de ver tudo. Além disso, também estou programando sessões com os filmes de Chaplin e de Hitchcock, então vamos aos poucos. Dos mais recentes, já vi a maioria; dos antigos, estou correndo atrás.

Assistirei aos filmes em ordem aleatória. Alguns vi há pouco tempo e ainda lembro da história; outros terei de rever para poder comentar. Há ainda outros que já foram postados aqui no blog e serão apenas linkados.

Segue a lista com os vencedores as edições (até o momento):

2017 Moonlight [OK]
2016 Spotlight: Segredos revelados (Spotlight) [OK]
2015 Birdman ou a A inesperada virtude da ignorância (Birdman or The unexpected virtue of ignorance) [OK]
2014 Doze anos de escravidão (12 years a slave) [OK]
2013 Argo (Argo) [OK]
2012 O Artista (The Artist) [OK]
2011 O Discurso do Rei  (The King’s Speech) [OK]
2010 Guerra ao terror  (The Hurt Locker) [OK]
2009 Quem quer ser um milionário? (Slumdog Millionaire) [OK]
2008 Onde os fracos não têm vez (No Country For Old Men) [OK]
2007 Os infiltrados (The Departed) [OK]
2006 Crash – no limite (Crash) [OK]
2005 Menina de ouro (Million Dollar Baby) [OK]
2004 O Senhor dos Anéis: o retorno do rei (The Lord of the Rings: The Return of the King) [OK]
2003 Chicago (Chicago) [OK]
2002 Uma mente brilhante (A Beautiful Mind) [OK]
2001 Gladiador (Gladiator) [OK]
2000 Beleza americana (American Beauty) [OK]
1999 Shakespeare apaixonado (Shakespeare in Love) [OK]
1998 Titanic (Titanic) [OK]
1997 O paciente inglês (The English Patient) 
1996 Coração valente (Braveheart)
1995 Forrest Gump (Forrest Gump) [OK]
1994 A lista de Schindler (Schindler’s List) [OK]
1993 Os imperdoáveis (Unforgiven)
1992 O silêncio do inocentes (The Silence of the Lambs) [OK]
1991 Dança com lobos (Dances with Wolves) 
1990 Conduzindo Miss Daisy (Driving Miss Daisy) [OK]
1989 Rain Man (Rain Man) [OK]
1988 O último imperador (The Last Emperor)
1987 Platoon (Platoon)
1986 Entre dois amores (Out of Africa)
1985 Amadeus (Amadeus)
1984 Laços de ternura (Terms of Endearment)
1983 Gandhi (Gandhi)
1982 Carruagens de fogo (Chariots of Fire)
1981 Gente como a gente (Ordinary People)
1980 Kramer vs. Kramer (Kramer vs. Kramer) [OK]
1979 O franco-atirador (The Deer Hunter)
1978 Noivo neurótico, noiva nervosa (Annie Hall) [OK]
1977 Rocky, um lutador (Rocky) [OK]
1976 Um estranho no ninho (One Flew Over the Cuckoo's Nest) [OK]
1975 O poderoso chefão II (The Godfather II) [OK]
1974 Golpe de mestre (The Sting) [OK]
1973 O poderoso chefão (The Godfather) [OK]
1972 Operação França (The French Connection) 
1971 Patton — rebelde ou herói? (Patton)
1969 Oliver! (Oliver!)
1967 O homem que não vendeu sua alma (A Man for All Seasons)
1966 A noviça rebelde (The Sound of Music)
1964 Tom Jones (Tom Jones)
1963 Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia)
1962 Amor sublime amor (West Side Story)
1961 Se meu apartamento falasse (The Apartment)
1960 Ben Hur (Ben-Hur)
1959 Gigi (Gigi)
1958 A ponte do Rio Kwai (The Bridge on the River Kwai)
1956 Marty (Marty)
1955 Sindicato de ladrões (On the Waterfront) [OK]
1954 A um passo da eternidade (From Here to Eternity)
1953 O maior espetáculo da Terra (The Greatest Show on Earth)
1951 A malvada (All About Eve) [OK]
1950 A grande ilusão (All the King’s Men)
1948 A luz é para todos (Gentlemen’s Agreement)
1947 Os melhores anos de nossas vidas (The Best Years of Our Lives)
1946 Farrapo humano (The Lost Weekend) [OK]
1945 O bom pastor (Going My Way)
1943 A rosa da esperança (Mrs. Miniver)
1942 Como era verde o meu vale (How Green Was My Valley)
1940 ... E o vento levou (Gone With the Wind) [OK]
1939 Do mundo nada se leva (You Can't Take It with You) [OK]
1938 Émile Zola (The Life of Émile Zola)
1937 O grande Ziegfeld (The Great Ziegfeld) [OK]
1936 O grande motim (Mutiny on the Bounty)
1935 Aconteceu naquela noite (It Happened one Night)
1934 Cavalgada (Cavalcade)
1932 Cimarron (Cimarron)
1931 Sem novidades no front (All Quiet on the Western Front)
1930 Melodia na Broadway (The Broadway Melody) [OK]
1929 Asas (Asas)

Conforme eu for assistindo aos filmes, vou inserindo os links. Quem quiser participar assistindo aos filmes ou deixando comentários, fique à vontade.

Ainda esta semana tem post com o primeiro filme do projeto. Aguardem!

*********************
Enquanto o post com filmes ganhadores do Oscar não chega, confiram minha Indicação de Filme desta semana lá no Equalize da Leitura: Ruby Sparks - A Namorada Perfeita. Muito bom!

14 comentários:

Anônimo disse...

É um projeto legal, Michelle! Já pensei também em ler os Nobel, no futuro vou tentar! Estou com um projeto de Hitchcock com meu marido, mas infelizmente a gente só começou e ainda não foi em frente. Beijão!!! =)

Angélica Roz disse...

Oi Michelle!

Que ideia bacana!
Eu estava olhando a lista e até que fiquei feliz! Pois, de 1990 até hoje, assisti quase todos. Só faltam dois. :)
Agora preciso correr atrás dos mais antigos.

Eu também morro de vontade de fazer sessões só de Hitchcock. :D

Beijos!

Michelle disse...

Que legal, Lua!
Vai contar como está sendo a experiência, né?

Angélica,
É bem por aí. Dos anos 90 para cá, já vi quase tudo. Estou em busca dos antiguinhos.

bjo

Gabi Orlandin disse...

Quero muito assistir Oliver e pelo amor! tenho que assistir a série O Senhos dos Anéis! Mas tenho os livros e vou lê-los antes. Você já assistiu Titanic né? Óbvio, não tem como não ter visto. Tem? D=
Adorei a ideia, Michelle! ou acompanhando por aqui, quando puder :)
Bjos!

Michelle disse...

Também quero muito ver Oliver! O Senhor dos Anéis já vi várias vezes e fujo dos livros (rs). Posso falar que não gosto de Titanic? Quando fizer o respectivo post, explico isso melhor.
bjo

Anônimo disse...

Uaaau, quanto filme.

Dessa lista, já vi alguns musicais, tô aqui me sentindo extremamente gay. XD~

Meus preferidos são O Poderoso Chefão e Sinfonia de Paris (Gene Kelly <3). AMO. E acabei de lembrar que tô com o Sindicato dos Ladrões aqui e não vi ainda... ._.

Muito legal o projeto, Mi! Tento fazer isto com aquelas listas de 100 livros e 100 filmes, sabe? Mas sempre acabo esquecendo... Vamos ver se um dia eu consigo, hahaha!

bjs!

Michelle disse...

Eu estou precisando ver mais musicais. Acredita que nunca vi "Dançando na chuva"? Eu sei, erro imperdoável.
Eu tinha pensado na lista de 1001 filmes para ver antes de morrer, mas é filme pra caramba! Resolvi começar por esta, que tem menos de 100. Vamos ver como as coisas se desenvolvem...
bjo

O Neto do Herculano disse...

A história realmente é escrita pelos vencedores, muitos são os anos em que os nao premiados eram melhores do que aqueles que levaram a estatueta, ainda assim, há na relação acima clássicos absolutos, "Farrapo Humano" e "Rebecca" são alguns exemplos. Mas nao deixe de ver "Cantando na Chuva", bem melhor do que "O Artista".

Vivi disse...

Mi, eu estava com planos para um projeto EXATAMENTE igual para 2013, então queria ver contigo se posso aproveitar seu Desafio e dar os devidos créditos, se não seria meio que um plágio do seu projeto né =D.
Você se importa?

Fico aguardando sua confirmação flor.

Beijocas

Michelle disse...

Herculano,
Cantando na Chuva eu vi recentemente e adorei! Tks pelo estímulo!

Vivi,
Claro que pode! Vai ser muito legal contar com mais participantes!

Unknown disse...

Adorei a ideia. Vou tentar (num futuro próximo) ir assistindo os filmes.
Ótima ideia.

Beijos,
Carissa

Michelle Henriques disse...

MiG, adorei essa sua ideia!
Vou roubar descaradamente! :)
Beijos

Ana Karina Silva disse...

Adorei a ideia e vou participar desse projeto também! Olhei a lista e já assisti a vários, mas ainda falta muito pra completar os 84! hehehehe...
Beijo.
Ana Karina
http://daliteratura.wordpress.com

Ronaldo disse...

Eu fiz algo parecido, me dispus a assistir os 100 melhores filmes a AFI, american film institute, até agora eu assisti uns 50.
Também fiz o upload dos filme em qualidade bluray, se tiver interesse eu posso te passar eles.