sexta-feira, 23 de maio de 2014

Filme: Ajuste de Contas

 

Em determinada época, Billy “The Kid” McDonnen (Robert De Niro) e Henry “Razor” Sharp (Sylvester Stallone) eram os maiores astros do boxe. Com Kid levando o cinturão na primeira disputa e Razor ficando com a vitória no segundo combate, a terceira e definitiva luta era um evento mega-aguardado. Só que nunca aconteceu. Problemas pessoais entre os lutadores inviabilizaram o tira-teima e cada um seguiu seu caminho. Agora, 30 anos depois, surge uma nova oportunidade de enfrentamento das duas lendas no ringue. Será que vai dar certo?

 

Não sei se já falei isso aqui, mas adoro histórias de boxe. Não sei explicar de onde vem esse interesse, mas o fato é que eu costumava assistir às lutas nas madrugadas da Globo com meu pai, na época em que nem se sonhava com MMA (que, aliás, curto muito também). Só sei que desenvolvi uma atração pelo assunto e, ao ver que tinham lançado um filme desse tema envolvendo De Niro e ainda fazendo uma brincadeira com seu personagem em "Touro Indomável" e resgatando o lutador vivido por Stallone em "Rocky", fiquei muito curiosa para assistir.


O grande trunfo do filme é, sem dúvida, a presença dos protagonistas vivendo personagens inspirados em papéis marcantes de suas carreiras e brincando com a própria idade. Fisicamente, Stallone está muito melhor, já nos closes de rosto... melhor focar só no De Niro mesmo...rs. Lógico que a situação vivida por eles é absurda, mas, para aproveitar o filme, tem que embarcar na proposta, relaxar e rir das piadas. Como filme-homenagem e comédia de um gênero específico funciona que é uma maravilha!


Outros detalhes que dão um charme a mais à produção são a presença de Kim Basinger como Sally Rose (aliás, essa sim continua linda), o pivô do desentendimento entre Kid e Razor anos atrás e de Jon Bernthal, que vive B.J., o filho indesejado de Kid com Sally que acaba de descobrir a identidade do verdadeiro pai e, vejam só que oportuno!, é treinador. ‘Acasos’ à parte, é impressionante como Bernthal conseguiu captar os trejeitos do De Niro jovem. Chega até a ficar fisicamente parecido. E ainda tem a participação divertidíssima do Sonnen, o lutador de UFC falastrão, e cenas pós-crédito hilárias com Tyson e Holyfield. Para fã de luta nenhum botar defeito!


A história? Bom, cheia de clichês e altamente insana, mas e daí? Tem boxe, tem De Niro, tem Stallone, tem participações mais que especiais, tem cenas engraçadas, tem treinador que faz pegadinhas, tem um garotinho fofo... Me fez rir (e não de constrangimento), então cumpriu o papel.

Indico para fãs do elenco e apreciadores de boxe (ou para quem curte comédia em geral).


Trailer legendado:


Nenhum comentário: