segunda-feira, 31 de março de 2014

O que rolou . . . Março/2014

Oi, gente!


Como vocês estão? Trabalho gigantesco + viagem de miniférias fizeram com que eu só me desse conta da aproximação de abril agora, quando ele já está para começar. De qualquer forma, março foi um mês ótimo para leituras, já que rolou o especial Mês do Suspense. Me diverti bastante fazendo os posts. Para quem não viu ou quer relembrar o que passou por aqui no terceiro mês do ano, é só continuar lendo após a quebra.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Filme: Tyskungen / The Hidden Child


Os pais da escritora Erica Falcks morrem em um acidente de trânsito e ela, então, se muda para a antiga casa deles. Lá, aparece um homem dizendo ser seu irmão. Assustada, ela o manda embora, mas fica com a pulga atrás da orelha. Ao mexer nos pertences encaixotados da mãe, descobre um diário e percebe que o desconhecido havia falado a verdade. No entanto, ao tentar contatá-lo dias depois, o encontra morto. Assim, Erica, munida de uma foto antiga, uma medalha de guerra e muita disposição, começa a investigar o passado obscuro de sua mãe. Só que alguém quer manter os segredos bem guardados. 

quarta-feira, 26 de março de 2014

Links! Links! Links! #3

Oi, gente!

O especial Mês do Suspense está chegando ao fim. Eu me diverti muito com as leituras, ou melhor, tive boas experiências e fiquei bem tensa, principalmente com o livro sueco que escolhi. Aproveito então para deixar aqui links de vários autores e títulos escandinavos, que têm tudo para agradar quem curte um bom suspense.


segunda-feira, 24 de março de 2014

Resenha: A Besta


Duas garotinhas são encontradas mortas, violentadas e espancadas em um porão. Quatro anos depois, o assassino das meninas foge da prisão. Com um passado de crimes semelhantes, a polícia sabe que é só uma questão de tempo até o monstro atacar mais alguma criança. Infelizmente, os esforços policiais não são suficientes para impedir mais uma morte. A indignação da população é amplificada pela cobertura sensacionalista do caso e uma caçada à besta é iniciada. Como controlar a raiva daqueles que se sentem abandonados pelas autoridades? Como aliviar a dor de um pai que acabou de reconhecer sua filha no IML com estratégias de busca?

sábado, 22 de março de 2014

Filme: Não Conte a Ninguém


Alex (François Cluzet) e Margot (Marie-Josée Croze) eram apaixonados um pelo outro desde a infância. Todos os anos, eles cumpriam um ritual de voltar à árvore em que gravavam os anos do romance. Numa dessas comemorações, eles vão até a casa do lago, mas, enquanto curtiam a paisagem, Margot é surpreendida por uma dupla de estranhos. Em desespero, Alex tenta ajudar, mas também é atacado e perde a consciência. Ao acordar no hospital, Alex recebe a triste notícia de que a esposa havia falecido.

[Corta para 8 anos depois...]

sexta-feira, 21 de março de 2014

Links! Links! Links! #2

Oi, gente!

Voltei para fazer mais uma edição da coluna Links! Links! Links!, desta vez com dicas de autores e títulos de várias partes do mundo, mas principalmente americanos e britânicos. Lembram que no post de introdução eu falei sobre os principais subgêneros do suspense? Então, selecionei alguns escritores mais famosos citados e também rostos novos do estilo.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Resenha: Um Jogo para os Vivos


Ao voltar de viagem, Theodore passa pelo apartamento de Lelia e a encontra morta, violentada e mutilada. Desesperado, chama a polícia, que o interroga e libera, voltando sua atenção para um novo suspeito: Ramón, o outro vértice do triângulo amoroso que incluía a falecida e Theodore. 

terça-feira, 18 de março de 2014

Série: True Detective


Aproveitando o Mês do Suspense, vim falar pra vocês um pouco sobre ‘True Detective’, a série policial da HBO que está na boca de 11 entre 10 fãs do gênero – e até daqueles que não costumam assistir esse tipo de programa. Por que tanto estardalhaço? Bem, para entender de verdade, só assistindo. Para ter algumas pistas do que esperar, leia o post ;) 

segunda-feira, 17 de março de 2014

TAG dos Livros Não Lidos

Oi, gente!

Hoje vou dar uma pausa nas postagens do especial Mês do Suspense para responder a TAG dos Livros Não Lidos, criada pela Renata do blog 'Só Sobre Livros', com a colaboração da Michelle, do 'In a handful of dust' e do Michel, do vlog 'Não Sou Crítico Literário'. A inspiração veio desse vlog, onde vimos a TAG pela primeira vez, e também desse outro. A ideia é dar uma vasculhada na estante para descobrir o que está parado lá há mais tempo, o motivo dos livros empacados e o que fazer para mudar essa situação. As perguntas e minhas respostas estão depois da quebra ;)


sábado, 15 de março de 2014

Links! Links! Links! #1

Oi, gente!

Estão gostando do especial Mês do Suspense? Como vocês devem ter reparado, escolhi a primeira semana para falar sobre produções nacionais. Temos ótimos representantes do gênero em terra brasuca, mas é impossível escrever detalhadamente sobre todos. Então, decidi fazer este post, para falar rapidinho sobre alguns escritores brasileiros de suspense (principalmente histórias policiais) e deixar links de resenhas de amigos sobre os autores citados, para quem quiser conhecer melhor. Vamos lá?

sexta-feira, 14 de março de 2014

Resenha: Ficção de Polpa - Volume 4


Dando continuidade ao Mês do Suspense, hoje venho apresentar um livro que eu já estava curiosa para ler havia tempos. Como nos outros volumes da coleção 'Ficção de Polpa', temos 6 histórias de crime e mistério criadas por escritores de língua portuguesa (cinco brasileiros e um português), mais uma 'faixa bônus', que traz o trabalho de um renomado autor do gênero.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Série: Contos do Edgar


A série de 5 episódios exibida pela Fox em 2013 é baseada em contos do escritor norte-americano Edgar Allan Poe, considerado um o inventor do gênero ‘ficção policial’. Na versão brasileira das histórias, o cenário é a cidade de São Paulo, que mostra seu lado mais sujo e assustador para combinar perfeitamente com o clima de suspense e mistério necessário. Venham comigo até a dedetizadora ‘Nunca Mais’ para conhecer o Edgar e suas narrativas de morte!

segunda-feira, 10 de março de 2014

Mês do Suspense


Março vai ser um mês tenso...
Mas, calma, não é nada grave. Vocês vão gostar das palpitações, do suor frio, da boca seca. É que este é o mês do suspense! Como esse é o tema das minhas leituras do Desafio Literário Skoob 2014 e do Desafio Diversidade Literária 2014, resolvi aproveitar para, com outros amigos, fazer um mês temático, com dicas de livros, filmes e séries desse que é o meu gênero preferido de histórias. Preparem-se porque a partir de agora vocês vão encontrar por aqui e nos blogs/vlogs participantes muitos crimes bizarros, assassinos cruéis, investigadores perspicazes, mistérios inquietantes e thrillers de tirar o fôlego.

sábado, 8 de março de 2014

E o tema é. . . Livros de Mulheres


Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, nada de flores, bombons e príncipes encantados. Não que essas coisas não sejam válidas. Mas o foco aqui não são os pequenos agrados, e sim algo que o sexo feminino busca há muito tempo e que, infelizmente, parece sempre tão distante: a igualdade. Hoje falo de uma área em que supostamente as mulheres encontrariam condições igualitárias, mas que, se observarmos direito, veremos que não é bem assim. Por isso, fiz uma seleção de 5 livros que são escritos por mulheres e com protagonistas mulheres.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Resenha: Salinger


Impossível falar de Salinger sem mencionar sua obra-prima, "O Apanhador no Campo de Centeio". O livro que o lançou ao estrelato também foi o início do fim: desde a publicação do romance o autor foi se tornando cada vez mais introspectivo, mais avesso à imprensa e mais distante dos poucos amigos que cultivava. David Shields e Shane Salerno tentam, nesta biografia do mito, responder a três perguntas fundamentais: 1) Por que Salinger deixou de publicar?, 2) Por que ele desapareceu? 3) O que ele escreveu nos últimos 45 anos de sua vida?

terça-feira, 4 de março de 2014

Chegou em Casa - Fevereiro/2014

Oi, pessoal!

Hoje Sofia e eu viemos mostrar pra vocês o que chegou por aqui em fevereiro.
Para começar, as compras do mês. Sigo firme e forte na contenção de gastos, então os dois livrinhos abaixo foram minhas únicas aquisições do período. Nem ia comprar, mas livro do Ondjaki por 7,90 não se encontra nem em sebo. Aí, para aproveitar o precinho e o frete grátis, peguei também "O motivo", primeiro volume de uma série distópica que tenho curiosidade de ler.

segunda-feira, 3 de março de 2014

O que rolou . . . Fevereiro/2014

Oi, gente!


E aí, estão curtindo o feriado? Até agora não consegui ler muito, mas estou aproveitando para passear (o que é muuuuuuito bom). Sobre as leituras de fevereiro, não foram tão numerosas quanto as do mês anterior, mas isso já era esperado. E ainda teve um “tijolão”, então acho que foi um bom número. A maratona Oscar 2014 também ocupou bastante do meu tempo livre. No geral, foi um bom mês. Os detalhes estão após a quebra ;)