sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Veja Mais Mulheres - Filme #2: O Segredo das Águas


Um corpo aparece no mar de uma tranquila comunidade japonesa. Diante do fato inusitado, dois adolescentes tentam desvendar o mistério enquanto aprendem a lidar com questões de vida e morte.


Como boa parte dos filmes orientais, é bem contemplativo, com poucas falas e imagens arrasadoras. Cheio de simbolismo e reflexões. Para quem gosta, é um prato cheio! Decidi ver esse por acaso, ao ler a sinopse na revista de programação da NET. Ao final, fiquei maravilhada e feliz ao notar que a direção era de uma mulher. Opa! Mais um filme que se encaixa no projeto #vejamaismulheres!


Kaito é um rapaz tímido, que sempre segue as regras e que mora com a mãe (a quem pouco vê, já que ela passa grande parte do tempo no trabalho). Guarda uma raiva reprimida da mãe por ela estar à procura de um novo companheiro (mas prefere ignorar o fato de ter sido o pai a abandonar o lar em busca da agitação da cidade grande). É ele quem encontra o corpo boiando no mar.


Kyoko é uma moça alegre e destemida, disposta a experimentar tudo o que a vida tem a oferecer. No entanto, sua mãe está gravemente doente e prestes a morrer. Ao se deparar com a aproximação da morte de alguém querido, ela começa a se questionar sobre escolhas, se enraivece diante da 'injustiça' da morte, já que a mãe é uma xamã e, como tal, Kyoko acredita que deveria ter certos privilégios quando o fim chega.


O bacana dessa história é ver como os dois jovens de personalidade tão opostas se apoiam e se transformam ao longo da trama. Kyoko tem uma maturidade enorme para tratar de questões sexuais e se impõe duramente para fazer Kaito perceber o quanto estava sendo injusto com a mãe. Por outro lado, é ele quem a ajuda a lidar com a raiva pela perda da mãe e a ver as coisas como um ciclo - algo visivelmente marcado ali naquela ilha com estações do ano bem demarcadas e onde a vida e a morte estão claramente interligadas e são fundamentais para manter a harmonia.

Com um visual belíssimo, é um ótimo filme sobre amadurecimento. Recomendo muito!

Nota: 4/5

*********************
Sobre a diretora:

Naomi Kawase nasceu em Nara, no Japão, em 1969. Iniciou a carreira como documentarista e seus filmes têm uma alta carga autobiográfica por abordarem os tema de abandono pelo pai e morte dos pais. Oriunda de uma cultura voltada para o coletivo, ela coloca em destaque os dramas individuais. Tem uma vasta filmografia, iniciada em 1988, e "O segredo das águas" é seu 33o trabalho.

Este post faz parte do projeto Veja Mais Mulheres,criado pela Cláudia Oliveira. Para ver o post de apresentação que inclui minha lista de filmes e os links para as respectivas postagens, clique AQUI.


3 comentários:

Claudia Oliveira disse...

Fiquei interessada!

Lígia disse...

Vi um filme da Naomi Kawase recentemente, "Shara", que, apesar de parado demais para o meu gosto, é muito bonito e me deixou com vontade de conhecer mais da obra da diretora. "O segredo das águas" parece muito bom. :)

Michelle disse...

Cláudia,
:)

Lígia,
Ela tem tantos filmes! Quero ver outros!